WeChat 101 - Guia para principiantes
- socialasiapt
- 22 de mai. de 2018
- 4 min de leitura

O que é o Wechat?
Em chinês Weixin 微信 ( micro-messagem), é a rede social com mais seguidores no mundo ( mais de mil milhão de seguidores), com cerca de 38 milhões de mensagens trocadas diariamente. Devido ao número de funções e aplicações que acumula, é considerada indispensável para o dia a dia do cidadão chinês - é chamada de superapp.
Ficha Técnica

Data de Lançamento - 2011
Criador/Developer - Tencent Holdings Lmt.
Plataforma(s) - iOS (iPhone/iPad), Android, Windows Phone, Nokia S40, Symbian, BlackBerry OS 5.0, BlackBerry OS 6.0 and above, Blackberry 10, Windows, MacOS, Web Browsers
Língua(s): Cerca de 20 línguas, entre elas o Português.
Serviço(s): Instant messaging.
WeChat é um serviço com múltiplas plataformas dedicado primariamente ao instant messaging ( como o WhatApp). Segundo o site oficial da plataforma , o Wechat é "uma plataforma gratuita para dispositivos móveis que oferece chamadas e videochamadas gratuitas, mensagens gratuitas de vídeos, imagens, stickers e texto para o ajudar a estar conectado com as pessoas que importam".
Foi criado em 2011 por um dos gigantes tecnológicos asiáticos - a Tencent - um dos maiores portais de internet da China e a 5º maior empresa de internet e software do mundo, atrás da Alphabet (Google) e do Facebook. A aplicação está disponível para várias plataformas como iOs, Android, Blackberry e Windows Phone. Em 2018 tornou-se na plataforma com mais utilizadores ativos mensalmente, contando com cerca de mil milhão de utilizadores.
O que podemos fazer nesta aplicação?
Os utilizadores podem:
enviar mensagens
partilhar conteúdos nas redes sociais ( fotos, vídeos, etc..)
seguir celebridades e marcas
pedir um táxi
pedir comida
marcar uma consulta
comprar bilhetes de cinema/avião/comboio
Jogar mobile games
Transferir dinheiro entre pares ( especialmente popular no Ano Novo)
Pagar contas
Ler artigos
partilhar localizações
Encontrar estranhos/desconhecidos perto de ti
Pesquisar e usar cupões de grupo
etc...
Porém, a maioria destas funções só são possíveis na China. O facto de reunir muitos serviços sem ser necessário sair da aplicação permitiu que esta se tornasse num estilo de vida, graças ao seu modelo de negócio, baseado num sistema de serviços - ao abrir a plataforma a outros developers, estes puderam criar as suas aplicações e pô-las na plataforma, gerando um conjunto de"mini-apps" que funcionam dentro da aplicação.
Como posso ter uma conta no Wechat?
Fácil! É só aceder à loja oficial de aplicações ( ex: Google Play Store, App Store) e instalar no telemóvel! Caso seja necessário instalar no computador, é só ir ao site oficial, descarregar e seguir as instruções.
Após instalar, é só registar-se ( sign up) na aplicação e colocar o número de telemóvel. Um SMS de verificação irá ser enviado com um código, e esse código deve ser introduzido para verificação.
O Wechat só aceita o número de telemóvel como modo de registo. Já não são aceites e-mails ou outras contas em outras redes sociais. Os números de mais de 100 países são aceites, à excepção de alguns países como a Tunísia.
Após instalar a aplicação, pode ser criado um nome de utilizador - o ID do Wechat.
ATENÇÃO - este nome só pode ser mudado uma única vez.


O que é o "Moments"?
O Wechat também tem uma sessão chamada "Moments", que permite ao utilizador actualizar os seus estados e partilhar fotos, vídeos e músicas. Mas esta timeline é privada - somente os amigos adicionados podem ver as publicações e é possível escolher qual o grupo de pessoas que pode ver as tuas fotos/estados/vídeos.



Um QR Code?
Quando criamos uma conta no Wechat, é gerado um QR único que é associado a tua conta. Para ser mais fácil encontrar o teu perfil ou os teus contactos, podes simplesmente partilhar o teu código. A própria aplicação tem um espaço para leitura destes códigos, portanto podes também ler outros.

Mas então, quem usa o Wechat?
O Wechat, apesar da sua imensa popularidade no país de origem, tem muito pouco reconhecimento no Ocidente. A maioria dos seus utilizadores provém da República Popular da China e dos países circundantes, especialmente do Sudeste Asiático (Malásia, Singapura) devido às comunidades chinesas existentes. Estes emigrantes são as que mais usam o Wechat fora do contexto chinês, pois é a única forma de comunicar com as famílias com todas as outras aplicações bloqueadas.
De facto, a penetração em outros mercados tem sido mais difícil, apesar da aposta em mercados emergentes como a América Latina, África e o subcontinente indiano. Numa tentativa de atrair a atenção do mercado internacional, foi lançada uma campanha em 2013 com a estrela de futebol Lionel Messi, e em 2014 com Neymar.
O Wechat é considerado, hoje em dia, uma mistura entre o Facebook, Whatsapp,o Instagram, o Messenger, a Amazon, o Uber, o MB Way, etc.... O seu timing também não poderia ser mais perfeito: um produto exclusivamente para mobile num mercado interno em crescimento. Hoje em dia, um cidadão chinês passa, em média, 3 horas ao telemóvel por dia ( 2º maior média mundial, somente atrás do Brasil). Contudo, a sua expansão para o mercado internacional tem tido alguns desafios, mas não de ser curioso ver como uma aplicação se tornou num estilo de vida, sendo considerada indispensável para a vida diária.
Fontes:
A Beginner's Guide to WeChat. (n.d.). Retrieved from https://blogs.transparent.com/chinese/a-beginners-guide-to-wechat/
Getting Ready for China: Setting up Your WeChat Account. (2017, November 22). Retrieved from https://internchina.com/wechat-how-to-guide/
HBS Digital Initiative. (2017, March 10). WeChat - The One App That Rules Them All – Digital Initiative Digest – Medium. Retrieved from https://medium.com/harvard-business-school-digital-initiative/wechat-the-one-app-that-rules-them-all-38a876d04f3b
How WeChat grows into a huge part of our life. (n.d.). Retrieved from https://annenberg.usc.edu/communication/digital-social-media-ms/dsm-today/how-wechat-grows-huge-part-our-life
Koetse, M. (2016, April 12). Introduction to WeChat – Short Guide to China's Super App. Retrieved from https://www.whatsonweibo.com/whatswechat/
Liao, S. (2018, February 01). How WeChat came to rule China. Retrieved from https://www.theverge.com/2018/2/1/16721230/wechat-china-app-mini-programs-messaging-electronic-id-system -
Site oficial
www.wechat.com ( site internacional); weixin.qq.com ( site chinês)
Comentarios